Cuba, a dignidade contra o terror imperialista



Pedro César Batista*

O povo cubano tem mostrado ao longo de sua história, especialmente desde o começo da vitoriosa Revolução, iniciada com o assalto ao Quartel Moncada, em 26 de julho de 1953 e com a conquista do poder, em 1 de janeiro de 1959, que não se curva na defesa de sua dignidade e soberania.

O EUA, com sua prática intervencionista e imperialista, tem apoiado e orientado grupos terroristas que usam o terror continuamente para atacar a economia, o povo e a soberania de Cuba. Aliada a isso, está a propaganda de mentiras contra a Ilha, com o governo estadunidense invertendo a situação ao acusar Cuba de não colaborar com o combate ao terrorismo. Os fatos mostram o oposto do que diz a propaganda imperialista.

Desde a frustrada tentativa de invasão pela Praya de Girón, em abril de 1961, quando mercenários treinados e pagos pelos EUA foram derrotados pela combatividade revolucionária do povo cubano, os atentados terroristas contra a ilha não cessaram.

Na década de 1990, durante período especial, os EUA, com ação direta da CIA, organizaram e financiaram mais de uma centena de atos terroristas contra Cuba, o povo cubano e o presidente Fidel Castro. Desde a libertação do terrorista Orlando Bosch, determinada por George Busch, em julho de 1990, apesar de ter explodido um avião em pleno voo, em outubro de 1976, matando 73 passageiros, até os atentados aos pontos turísticos da Ilha, a propagação de pragas na agricultura e a confissão de Luis Posada Carriles, o governo dos EUA segue mentindo e acusando Cuba.

Em abril deste ano, em Washington, a Embaixada cubana foi metralhada, em mais um ato terrorista resultante da política de ódio e mentiras incentivada e financiada pelo poder imperialista. Foram mais de 30 tiros, disparados por armas de combate, com a clara finalidade de matar os funcionários da embaixada de Cuba. Mesmo assim, o governo norte americano não repassou às informações sobre o crime ao governo socialista.

O governo cubano pelo contrário, chegou a repassar informações detalhadas aos EUA sobre o planejamento e os nomes dos responsáveis pelas ações terroristas organizadas em solo norte-americano. No lugar de agir para punir os terroristas, os EUA mantiveram por 15 anos presos os heróis cubanos que conseguiram descobrir como se davam o planejamento e organização dos atos terroristas contra a soberania de Cuba.

Neste momento, que o mundo atravessa uma pandemia, com mais de 1 milhão de mortos pela Covid-19, Cuba segue mostrando a diferença no tratamento à vida das pessoas. Países ricos, como os EUA e Brasil, contam as centenas de milhares os mortos, enquanto Cuba perdeu 129 pessoas, enviou médicos para dezenas de países e está em estágio avançado para a produção da Soberana, a vacina contra o coronavírus. Por outro lado, os EUA seguem acossando povos, sustentando bloqueios econômicos criminosos contra Cuba, Irã, Venezuela e propagando o ódio e financiando grupos terroristas e fascistas pelo mundo.

O governo socialista e o glorioso povo cubano mostram ao planeta que o cuidado, o respeito e a dignidade estão em primeiro lugar, por isso tem tido a coragem de enfrentar a política criminosa e terrorista do maior império do mundo, firmes e determinados em defender a dignidade de seu povo.

*Pedro César Batista, jornalista e membro do Comitê anti-imperialista General Abreu e Lima

Comentários