O anticomunismo

Pedro César Batista



O que é o comunismo? Uma sociedade onde os meios de produção (terras, indústrias, tecnologia) sejam de propriedade coletiva, não existam mais classes sociais, onde todas as pessoas tenham acesso a todos os seus direitos, com elevado nível intelectual e o Estado seja extinto, sendo, portanto, uma sociedade auto-gestionária.

O conceito de uma sociedade comunista, com igualdade e justiça social, sem uma classe explorando a outra, evoluiu, desde A República, quando Platão defendeu a extinção da propriedade e a abolição da família, até chegar ao Comunismo científico, elaborado por Karl Marx e Engels, com o desenvolvimento do pensamento socialista, como resultado do processo histórico e dialético das lutas entre as classes sociais.

O anticomunismo é a defesa intransigente da preservação da sociedade de classes, da negação de um mundo em que haja justiça e igualdade social, da continuidade da apropriação do resultado do trabalho pelos detentores dos meios de produção, da competição entre as pessoas, da propriedade privada da terra e das indústrias e da garantia de que os mais ricos sigam continuando mais ricos, enquanto os mais pobres seguirão acreditando que um dia também serão ricos.

A humanidade experimentou a sociedade comunista? Há registros históricos de que aproximadamente há 10 mil anos, no chamado período pré-histórico, existiram comunidades que tinham a propriedade coletiva dos meios de produção, da terra e do resultado do trabalho. Algumas comunidades vivenciaram a experiência denominada comunismo primitivo, entretanto a humanidade ainda não conheceu a sociedade sem classes, igualitária, auto-gestionária e sem Estado.

O que é o socialismo? Para a ciência social e econômica uma etapa anterior ao comunismo, com o proletariado (todos que vivem da venda do seu trabalho manual ou intelectual) tendo o controle do Estado, implantando leis, planificando a economia e construindo as condições para o desenvolvimento da produção e sua distribuição para elevar a qualidade de vida material e espiritual de todas as pessoas. No capitalismo, a imposição (ditadura) é do mercado (capital); no socialismo, existe para alterar a correlação de forças, criando as condições para a maioria da população sair da miséria, elevar seu nível intelectual e sua organização, enquanto classe, criando as condições para avançar rumo ao comunismo.

O que foi a URSS e o leste europeu, Cuba e a China? Foram e são experiências socialistas, cada uma com suas características próprias, respeitando suas culturas, identidades e história. A URSS, que durou 73 anos, reuniu centenas de culturas, povos e possibilitou ao conjunto desses povos darem um salto na qualidade de vida até então desconhecido na história da humanidade. O mesmo ocorreu e ocorre com os demais povos, que desenvolvem Estados socialistas, cada um com suas idiossincrasias e etapa de seu desenvolvimento histórico. Nenhuma dessas experiências chegou ao comunismo.

Por que a campanha falseando o que é comunismo? Para que o proletariado se iluda com o discurso da livre competição, livre concorrência, liberdade individual, livre pensamento, e tantos outros, como a meritocracia, sempre procurando dividir as pessoas, negando a existência das classes sociais, e levando às pessoas a acreditarem que um dia poderão ser parte da burguesia. Mesmo com todos os fatos mostrando a inviabilidade do capitalismo garantir uma sociedade justa, igualitária e digna para todos, a maioria das pessoas, que vive da venda de seu trabalho, manual ou intelectual (proletário), segue sendo influenciada pelo pensamento liberal, em sua vertente neoliberal, que defende o Estado mínimo, com o mercado se tornando o Deus todo poderoso, deixando que meia dúzia de poderosos capitalistas decidam o destino de bilhões de habitantes do planeta.

A falta da consciência de classe faz com que parte significativa do proletariado se deixe encantar com as mentiras propagadas dias e noites pelos meios de comunicação, uma mídia cada vez mais poderosa e manipuladora. Por isso, somente a própria classe trabalhadora poderá ser a parteira de um novo tempo, quando adquirir consciência de classe, organizar-se e não mais trair seus iguais, deixando de ser serviçal, subalterna ou ter em seu meio capitães do mato a serviço dos exploradores capitalistas.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui se comentário e interaja!