Famílias organizadas pelo Terra Livre ocupam prédio abandonado no centro de João Pessoa!

Na noite desta sexta-feira (19/04), cerca de 30 famílias organizadas pelo Terra Livre ocuparam um prédio no centro de João Pessoa. Um prédio que já foi um hotel, mas que há anos está abandonado, e em penhora pela União, devido dívidas.

Ou seja, este prédio deve ser destinado para moradia já, pelo governo federal!

As famílias ocupantes fazem parte das milhares de famílias que vivem em áreas de risco de desabamento e com enchentes frequentes, perto de lixões; muitas vivem de favor em casa de parentes ou amigos, ou pagam aluguéis para grileiros de terras públicas.

A polícia militar e o suposto proprietário apareceram um tempo após a ocupação, e por enquanto está havendo um diálogo pacífico com estes. Mas estamos em vigília, em vista dos diversos atos de violência, seja do Estado, seja da burguesia, contra as ocupações urbanas.

O prédio que ocupamos é um dos inúmeros prédios que estão abandonados no centro, esperando a supervalorização pela especulação imobiliária, para que sejam transformados em grandes centros comerciais, shoppings, enquanto governos isentam dívidas de proprietários em troca de favores políticos.

As famílias não aguentam mais a falta de moradia; não podem mais pagar aluguel, estão indignadas de esperar por anos ações dos governos para um direito seu, que é a moradia. E estão indignadas de verem tantos prédios vazios, e tanta gente sem casa. Por isso estão em luta, para conquista de suas casas e de um mundo mais justo e sem opressões! Queremos este prédio para morar! Resistiremos até a vitória!

Secretaria de Comunicação / Terra Livre – PB

Comentários