João Batista é já um ícone da causa da Reforma Agrária brasileira

Inserido Monday 21 February 2011 13:27

http://analuciaaraujo.bloguepessoal.com/293722/Joao-Batista-e-ja-um-icone-da-causa-da-Reforma-Agraria-brasileira/

joão batista, jordy, pedro césar batista, reforma agrária, regatão cultural

A história de João Batista está ligada à diferentes regiões do país. Sou testemunha de muitos dos episódios contados neste documentário sobre este exemplar militante das causas do povo do Pará. Foi morto há quase 22 anos em Belém e a impunidade persiste, quanto a esse crime e em muitos outros que se deram antes e depois.
Um tanto por todo o Brasil, e mais na Amazônia, as reformas sociais continuam a fazer vítimas e mártires. A causa da Reforma Agrária brasileira é das que provoca maior resistência, por parte das classes favorecidas, em aceitar os novos tempos brasileiros. As execuções por encomenda, de líderes camponeses por pistoleiros, continuam até aos dias de hoje, e impunes. O crime organizado no Pará precisaria ser tratado com a mesma disposição, pelo governo Dilma, com que Lula começou a combater o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
O Deputado Federal paraense Arnaldo Jordy, o mais votado de sempre na capital do Estado do Pará, líder estudantil contemporâneo de João Batista e meu companheiro de militância na juventude, faz muito boa presença na matéria do programa Regatão Cultural. Ele é testemunha e porta-voz de um tempo que precisa ser demarcado, da virada histórica brasileira, ainda por se completar. Um tempo que não deve ser esquecido jamais. O combate à impunidade nos une a todos, militantes de ontem e de hoje, atuando no Pará ou "dispersos" por essa Terra sem fronteiras. Estamos atentos, acompanhando ativamente o desenrolar de cada episódio, e dispostos a denunciar ao resto do mundo, com todos os meios que temos, os criminosos infiltrados em importantes setores da economia brasileira, que têm angariado para a Amazônia o estatuto de "terra de ninguém". Essa imagem precisa ser mudada.
Acompanhe também através do blogue Militante do Campo.

Comentários