Mulheres do campo e cidade realizam Encontro Estadual no Ceará

Mulheres do Campo e da Cidade realizam Encontro Estadual em Ceará Mirim


http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=6302

Tárzia Medeiros - Comunicadora Popular da ASA
Natal - RN
10/11/2010

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro acontece o 1º Encontro Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade, cujo tema será “Mulheres e Soberania Popular”. O evento será realizado no Centro de Capacitação e Treinamento Patativa do Assaré, localizado no município de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte.
A organização do encontro é uma iniciativa das mulheres do MST, da Assembleia Popular e das Centrais Sindicais, além de vários setores do movimento feminista como Marcha Mundial das Mulheres e Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Conta, também, com a parceria e o apoio da Rede Pardal, do GT de Gênero da ASA Potiguar e do Coletivo Leila Diniz. A expectativa é de que participem em torno de 100 mulheres, entre jovens, camponesas, quilombolas, dirigentes do movimento estudantil e do movimento sindical, lideranças dos bairros e comunidades urbanas, feministas, entre outras.
Durante esses três dias, o tema do encontro será dividido em subtemas como: Conjuntura, Construção da Linha do Tempo dos Movimentos de Mulheres e Feminista, Soberania sobre Nossos Corpos e Nossas Vidas, Soberania Alimentar, além dos encaminhamentos finais. O subtema “Soberania sobre Nossos Corpos e Nossas Vidas” pretende apresentar uma discussão e suscitar o debate sobre a violência sofrida pelas mulheres, a realidade do aborto no campo e na cidade, assim como os direitos sexuais e reprodutivos.
Já o subtema “Soberania Alimentar” irá abordar o papel e os malefícios do agronegócio e das transnacionais para a agricultura camponesa e para a soberania alimentar, e de que forma isso afeta a vida das mulheres. Ao final, será feita uma discussão sobre uma convergência de ações e de agendas entre as mulheres do campo e da cidade para que seja construída uma dinâmica comum entre esses movimentos sociais onde as mulheres atuam. Veja a programação abaixo.



Encontro Estadual Mulheres do Campo e da Cidade

Tema: Mulheres e soberania popular
13/11 - 08h00

01) Nossa história, nossas lutas:
- Conjuntura estadual e nacional: CTB (Aparecida)
- Linha do tempo: Lurdes e Fátima (MST)
13/11 - 13h30
02) Soberania sobre as nossas vidas e nossos corpos
- Legalização do aborto e direitos sexuais e reprodutivos: MMM e Consulta Popular (Carol)
14/11 - 08h00
- Violência sexista e mercantilização do corpo e da imagem da mulher: AMB
13h30

03) Soberania alimentar: unindo o campo e a cidade
- Agronegócio: a tirania do mercado na produção de alimentos - Marina Santos (MST)
- Mulheres e soberania alimentar - Tárzia Medeiros (AP)
15/11
04) O caminho se faz ao andar: perspectivas para a convergência de lutas entre as mulheres do campo e da cidade. (segunda-feira: manhã): Coordenação do dia
- Caminhando juntas - Mulheres Campo e Cidade
- Calendário de lutas: 25 de novembro, 08 de março, etc.

Comentários