Mandela: 92 anos de universalidade




Por Sucena Shkrada Resk


Nelson Mandela completa no último dia 18 de julho 92 anos de vida e 67 anos dedicados à liberdade e paz. A história desse homem me emociona sempre, por sua coerência de convicções e energia que emana. Exibe uma ligação tão forte com o sentido de raiz, que provoca uma avalanche de sensações. Ver o lindo semblante iluminado e enrugado com as marcas da maturidade traduz sua trajetória, com muitas linhas incisivas e marcantes deixadas como exemplo nesse Planeta. Apesar do cansaço físico, ainda consegue contagiar o mundo com esperança, honra e o verdadeiro sentido positivo da persistência. É um exemplo de homem público que deve servir de inspiração em ano de Eleições, pois não é calcado em falácias.

Talvez eu esteja me excedendo em adjetivos, mas não consigo ficar inerte à importância desse cidadão. É uma pessoa que nos faz bem. Nossos políticos deveriam se espelhar na autenticidade e coerência desse homem sul-africano, que dedicou sua vida a lutar por uma nação sem apartheid e a um mundo fraterno. Os quase 30 anos que ficou detido devido a um regime de segregação só o fortificaram, e extrapolaram as paredes das celas, contagiando o planeta. Os resultados nas urnas ocorridos em seu país, em 1994, deflagraram essa verdade. Uma verdade de luta, solidariedade, igualdade racial, socioeconômica. ..da sustentabilidade.

Agora, dia 18 de julho é mais uma data instituída no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, com profundo sentido, que deve ser explicada às nossas crianças e adolescentes. Nesse dia nasceu um homem que faz a diferença nesse mundo tão desigual.


Comentários