Militantes paraenses vão denunciar criminalidade na Amazônia

Até por sediar o Fórum Social Mundial 2009, a Amazônia será alvo dos maiores debates e interesses presentes em Belém de 27 de janeiro à 1 de fevereiro. Assim é também com um grupo de militantes paraenses, que com o livro “João Batista: mártir da luta pela Reforma Agrária”, espera denunciar a criminalidade na Amazônia e a impunidade que sustenta até hoje o modus operandi do latifúndio: matar aqueles que defendem a reforma agrária e se opõem ao agronegócio.

Liderados pelo autor do livro e irmão da personagem, Pedro Batista, o grupo atuará para resgatar a vida e a militância do advogado e deputado João Carlos Batista, assassinado em 6 de dezembro de 1988, no centro de Belém. Todas as ações buscarão destacar a importância do resgate das lutas e mártires populares para o fortalecimento de referenciais políticos e éticos que apontem para a indignação, a solidariedade e a esperança de um futuro mais justo.

O papel desempenhado por João Batista na luta pelo fim da ditadura, em defesa da Amazônia, nas lutas estudantis e pela reforma agrária é o enredo do livro de Pedro César Batista. A impunidade de assassinos e mandantes, acobertados por juízes e policiais, está devidamente fundamentada, com dados e nomes de envolvidos, neste que é um verdadeiro exemplar do melhor jornalismo literário.

Prefaciado por João Pedro Stédile e editado pela Expressão Popular, o livro resgata a história de vários militantes assassinados no decorrer da década de 1980 na região amazônica, as lutas contra o latifúndio, os vínculos de agentes públicos com a pistolagem e a violência praticada impunemente contra os trabalhadores rurais pelos latifundiários.

Além das atividades, no blog Militante do Campo serão postados conteúdos sobre assuntos debatidos durante o FSM 2009 relacionados à luta pela Reforma Agrária. Por meio deles as pessoas poderão interagir com o autor e também adquirir o livro “João Batista: mártir da luta pela reforma agrária”.

Confira as atividades de denúncia da criminalidade na Amazônia

27/01/09

16h - Ala dos mártires da Reforma Agrária: João Batista na passeata de abertura do FSM 2009

28/01/09

8h30 - Encenação “Ressurreição de João Batista”

Familiares de vítimas da violência do latifúndio e lutadores do povo.

Local: Cemitério Santa Izabel – túmulo de João Batista

18h - Lançamen

to do Livro “João Batista: mártir da luta pela reforma agrária” com mesa de debates, coquetel e sarau

Participantes: Governadora Ana Júlia; José Ney – Senador PSOL – Pará; Paulo Rocha – Deputado Federal (PT-Pará; Edilson Moura – Secretário de Cultura do Pará; Eder José Benati - Secretário de Terras do Pará; Andreas Nufer – pastor – Suíça/ Hallden; vereador Alfredo Costa (PT – Belém), artistas e poetas.

Local: Estação Gasômetro

29/01/09

8h30 - Debate: Revolução e mártires das lutas sociais
Argonautas

Local: Acampamento da Juventude

14h - Palestra sobre João Batista e lançamento do livro

Quem participa: Pastorais Sociais; CPT; Movimento de Olho na Justiça

Local: Tenda Irmã Dorothy

30/01/09

15h - Debate: Desenvolvimento Agrário e Luta pela Reforma Agrária

Quem participa: Movimento de Olho na Justiça; Argonautas da Amazônia. Parlamentares Europeus.

Local: Básico UFPA, Sala G4

Saiba mais sobre o autor

Pedro Batista ainda é autor de Marcha Interrompida (Thesaurus Editora – 2006), romance baseado no massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás, quando 17 trabalhadores rurais foram assassinados e 69 feridos devido ataque da PM paraense. Marcha Interrompida teve a sua segunda edição lançada na sede das Nações Unidas, em New York (USA), em junho do ano passado. O autor possui mais de uma dezena de títulos publicados, reside em Brasília e presta assessoria para comunidades e setores marginalizados. É membro do Movimento de Olho na Justiça, entidade que visa acompanhar e fiscalizar o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Contatos

(91) 9992 8776 (61) 9162 6682

pcbatis@gmail.com

http://www.militantedocampo.blogspot.com/ http://www.pedrocesarbatista.blogspot.com/

Comentários